domingo, 30 de outubro de 2011

[Resenha] O Mar de Monstros - Rick Riordan (Percy Jackson e os Olimpianos #2)


O Mar de Monstros
Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Gênero: Fantasia
Páginas: 285

“O ano de Percy Jackson foi surpreendentemente calmo. Nenhum monstro que colocasse os pés no campus de sua escola, nenhum acidente esquisito, nenhuma briga em sala de aula. Mas quando um inocente jogo de queimado entre ele e seus colegas torna-se uma disputa mortal contra uma tenebrosa gangue de gigantes canibais, as coisas ficam, digamos, feias. E a inesperada chegada de sua amiga Annabeth traz outras más notícias: as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento Meio-Sangue foram envenenadas por um inimigo misterioso, e, a menos que um antídoto seja encontrado, o único porto seguro dos semideuses será destruído.”


Atenção! Essa resenha pode conter spoiler sobre o primeiro livro da série. Para ler a resenha de "O Ladrão de Raios" clique aqui.

Antes mesmo de terminar o primeiro livro da série, eu já estava deveras empolgada para ler as continuações. Como disse na primeira resenha – e acho importante frisar – eu sou extremamente apaixonada pela mitologia grega. Devo admitir, aliás, que justamente por esse motivo deixei passar vários aspectos do livro que poderiam ter feito com que eu lhe atribuísse uma nota menor. Não que tais deslizes sejam, de fato, tão graves, mas, sendo enjoada como sou, isso conta bastante.
No segundo livro da série Percy Jackson e os Olimpianos, a ação já começa logo nas primeiras páginas. A princípio por causa de chamados que Percy estava recebendo de seu amigo Grover. Este, enquanto estava em sua tão esperada busca pelo deus Pã, acabou se metendo em uma grande encrenca e precisa da ajuda de seus amigos. Aliado a isso, algo está muito errado com as barreiras mágicas do acampamento meio-sangue o que obriga o nosso protagonista a partir em mais uma aventura, desta vez pelo desconhecido e misterioso Mar de Monstros.
Eu não sei se é implicância minha, mas, em minha opinião, esse foi o livro mais infantil da série. Embora Rick não tenha perdido a sua grande imaginação ao adaptar cada detalhe das antigas lendas à geografia e mentalidade atual – um bom exemplo disso é a localização do Mar de Monstros –, a aventura em si me deixou um pouco descontente. Não foi uma leitura que me prendeu a cada página e, por vezes, algumas passagens usadas para provocar “humor” foram realmente desnecessárias. Não que o livro tenha sido ruim, ele apenas não foi tão completo quanto o primeiro, ou tão intenso quanto os outros três. Achei que, nesse volume em especial, ficou faltando um pouco de seriedade.
Entretanto, nem tudo esta perdido. Pois, quando o livro estava quase entrando para a minha categoria de continuações decepcionantes, a história simplesmente tomou um rumo inesperado. As últimas páginas do livro são, no mínimo, de tirar o fôlego! O gancho deixado pelo autor ao fechar a história do “O Mar de Monstros” fez com que eu perdesse o sono e começasse imediatamente com a leitura de “A Maldição do Titã”. Apesar de ter sido, literalmente, as últimas páginas, o ocorrido realmente me pegou de surpresa. Por mais óbvio que pudesse parecer, eu realmente não esperava pelo que houve e isso com certeza fez com que a indiferença anterior fosse substituída por curiosidade.
Resumindo, embora o livro tenha sido pouco atrativo, a sua história não perdeu o atrativo. Se você está acompanhando a série, vá em frente e não se desanime pelas eventuais “quedas” sofridas pela história. Depois do terceiro livro, a série ganha um gás intenso que se estende até o final do último livro.
Como anunciado na primeira resenha, a série terá adaptação para o cinema. Se não me falha a memória, O Mar de Monstro está previsto para 26 de março de 2013.

Avaliação:

Capa: 
Acab. do livro: 
História: 
Andamento: 
Desfecho: 

Avaliação Geral:

Um comentário:

  1. Me pergunto como eles farão a adaptação do Mar de Monstro para o cinema, ja que eles F****** com a historia no primeiro filme. Provavelmente eles farão o mesmo ou pior com o Mar de Monstro.

    Mesmo o Mar de Monstro sendo o mais fraquinho da série sem sombra de duvidas, gostei bastante dele xD

    ResponderExcluir