segunda-feira, 16 de abril de 2012

[Coluna] Da Terra do Sol Nascente #7 - Great Teacher Onizuka - Tohru Fujisawa


Great Teacher Onizuka
Tohru Fujisawa
Editora no Brasil: Sem edição brasileira
Genero: Comédia, Drama, Shounen, Vida escolar.
Volumes: 200 capítulos divididos em 25 volumes.


Hoje eu falarei de um mangá que, com certeza, é o meu favorito: Great Teacher Onizuka. É até difícil falar sobre o GTO, de tão épico que ele é. Mas eu vou tentar.

Bem, acho que vou começar falando do nosso personagem principal, Eikichi Onizuka. Onizuka é um ex-lider de gangue de motoqueiros, que resolveu que era hora de arranjar um emprego e deixar de ser vagabundo. Olhando para seu passado, ele conclui que a melhor época de sua vida foi o período de colégio, e após conversar com um amigo que é professor, ele resolve virar um professor também.

Como vocês podem imaginar, esse não vai ser um caminho nada fácil. 1º, sua aparência não é nem um pouco convencional. Ele tem um topete louro, tem apenas 22 anos e se veste como um molambo. Além disso, ele é muito, muito, muuuuuuuuuuuito burro. Não tem um diploma decente, e nem experiência de trabalho.

Apesar de todos esses defeitos, Onizuka tem qualidades que nenhum outro professor tem. Ele realmente tem o desejo de ajudar os seus alunos, independentemente de como, se ele tiver que infringir as leis, ele vai; se ele tiver que se humilhar, ele irá. Tudo isso para ajudar os seus alunos e fazer da escola o que ele queria que ela fosse. Um lugar onde você não só aprende algumas matérias e se prepara para o vestibular. Ele procura transformar o colégio em um lugar divertido, onde você pode ter amigos de verdade, sem se preocupar com todos os problemas que você vê normalmente nos colégios. Onizuka tenta ensinar não somente matérias do colégio, mas também como se preparar para a vida de verdade, ensinar que a vida lá fora é dura, difícil, e não menos maravilhosa. 

E, no decorrer disso, Onizuka vai entrar em muitas confusões, varias brigas (ele é faixa preta 2º Dan em caratê) e conquistar alguns corações no caminho. E pode ter certeza que você vai rir bastante. Dos 200 capítulos do mangá, 150 vão te fazer passar mal de rir. Os outros 50 vão te fazer chorar copiosamente.

Acredite, mesmo sendo um mangá de comédia, o drama é algo muito presente, e não tem como você não se identificar com a história de ao menos um dos estudantes. Sem contar que, o final me fez chorar copiosamente como uma garotinha durante 20 capítulos seguidos. Não consegui parar de ler até acabar o mangá, o que aconteceu 5 horas da manhã de um dia que eu tinha aula.
Alem de tudo isso, o GTO é super bem desenhado, com traços meio grosseiros em alguns momentos, porém com um estilo único e direto. O simples desenho do rosto do Onizuka conseguia me fazer rir litros.

Quando o mangá acaba, a primeiro coisa que eu pensei foi: Meu deus! Quero voltar para o colégio, entrar na sala e encontrar o Onizuka como meu professor. Poder rir junto com todos os meus amigos, sem me preocupar com o futuro ou essas besteiras de gente grande. Realmente desejei do fundo de meu coração voltar para a época do colégio. Cheguei a cogitar a possibilidade de virar professor também, mas isso durou pouco.
Então, se você quer ler um mangá realmente bom, que te faça rir, chorar, rir mais um pouco, te ensine lições valiosas para a vida e te deixe com uma sensação de alegria e realização sem iguais, podem ler o GTO, recomento muitíssimo. Vou dar 5 xícaras pois não tem como dar 6.

Avaliação:
Ilustração: 
Narração: 
História: 
Avaliação Geral:


2 comentários:

  1. Gostei muito, mas não tem em português esse mangá?
    Queria ler haushaus
    Muito legal essa coluna, parabéns!
    Beijos

    Wallace| Ecolivros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não tem edição em português, mas dá pra você ler nesse site aqui ó:
      http://mangas.xpg.com.br/Manga/320-Great-Teacher-Onizuka

      Excluir