quarta-feira, 18 de julho de 2012

[Resenha] Fazendo Meu Filme - Paula Pimenta


Fazendo Meu Filme
Paula Pimenta
Editora: Autêntica (Selo Gutenberg)
Gênero: Romance
Páginas: 336
“Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima.
Fazendo meu filme nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.”
Sempre ouvi falar muito bem desse livro. As notas eram altas, as resenhas sempre positivas e todo mundo enchia a boca para falar de como ele é bom. Não tinha como eu não elevar as minhas expectativas nas alturas diante disso. Comprei logo os quatro livros de uma vez, certa de que teria uma história emocionante com direito a filmes, música, romance e drama...

... Acontece que não encontrei nada disso. 

Não me levem a mal, eu não achei o livro ruim. Ele só não é essa coca-cola toda que TODO mundo diz. Talvez eu até fosse gostar mais dele se o tivesse lido há alguns anos atrás, mas hoje eu simplesmente não consigo achá-lo tão fofinho e romântico. Aliás, eu até o achei muito clichê. Estou bastante cansada dessa coisa de “Meu melhor amigo me ama, tem isso escrito na testa, mas eu sou lenta e não reparo”. 

O livro conta a história de Estefânia (Fani), uma garota viciada em filmes e que leva uma vida normal de adolescente: tem seus problemas na escola, vive em função de suas amigas, está imersa em dramas familiares e em todo aquele turbilhão de emoções que afligem todos os adolescentes. Porém, quando ela menos esperava, surge uma oportunidade de fazer intercâmbio em outro país por um ano...

Mas deixar a vida confortável e estável que ela leva em Minas Gerais é tentador demais para que um ano de um lugar tão cheio de mudanças e instabilidade valha a pena. Ou será que ela vai deixar todos os seus amigos, amores e experiências para tentar a sorte no exterior?

Fani é insuportável. Ela passa o livro inteiro reclamando e chorando. Sua personalidade é duvidosa já que, em certos momentos, ela é super tímida a ponto de travar e não conseguir dizer nada, e em outros ela é bem extrovertida a ponto de cumprimentar e interagir com vários desconhecidos só porque eles participam do mesmo programa que ela. Olha... Eu sou tímida e eu sei das limitações que os tímidos, principalmente aqueles que travam nas conversas, têm. E não, ela não tem uma personalidade definida, a não ser aquela em que ela é muito, muito chata.

Gostei bastante das amigas dela, acho que elas representaram bem o papel de adolescentes e tiveram uma estabilidade maior no que diz respeito à personalidade. Gostei particularmente da Gabi, que é o tipo de amiga que eu sempre gostei. Ela é bem doidinha, gosta de coisas mais estranhas, mas nem por isso é uma esquisitona completa. 

Não vou fazer comentários sobre o Leo, eu ainda não decidi se o acho bobo ou apenas ingênuo, mas ainda não desisti de ler a série e, por isso, em breve posso ter a minha resposta.

Em outras palavras, esse é um livro bom, mas somente para aquelas pessoas que não querem ter uma mensagem muito profunda com ele. 

Em sua defesa, posso dizer que a escrita é muito gostosa e que Paula Pimenta tem um estilo só dela, que nos dá vontade de ler cada vez mais, apesar de a história não prender tanto. A ideia de colocar uma fala importante de algum filme no começo de cada capítulo foi fantástica, também. Ainda mais por eles serem totalmente condizentes com os respectivos capítulos. Então, no que diz relação à escrita, a escritora realmente caprichou.

Bom, eu tentei gostar do livro, de verdade. As criticas eram tão boas, que eu não podia deixar de me animar por esse novo fenômeno nacional! E, de fato, o livro é bom; mas é só isso: bom. Não encontrei nem metade do que as pessoas tanto dizem sobre ele. Tentarei ler o próximo sem as expectativas que eu tinha para esse e ver o que acontece!


Avaliação
Acab. do livro: 
História: 
Andamento: 
Desfecho: 

Avaliação Geral:

Nenhum comentário:

Postar um comentário