quarta-feira, 12 de setembro de 2012

[Resenha] Como Romeu e Julieta - Nina Auras


Como Romeu e Julieta
Nina Auras
Editora: Novos Talentos (Novo Século)
Gênero: Ficção, Romance
Páginas: 200

"Puxamos o rapaz para dentro e o sentamos no sofá, buscando fazer o mínimo de barulho possível para não acordar minha mãe ou minha irmã, que dormiam como pedras no andar de cima. Ele estava zonzo e frio, como se todo o sangue tivesse desaparecido de seu corpo pelos ferimentos. […] Mordi os lábios, tentando não olhar diretamente para os machucados. O homem parecia pensar do mesmo jeito; ele voltou seus olhos para o teto, como se olhar para outro lugar não fosse só doer, e sim matá-lo."

"Como Romeu e Julieta" conta a história (quase trágica) da jovem polonesa Julia. Adolescente durante a invasão nazista na Segunda Guerra, Julia escreve um diário, no qual revela seu dia-a-dia nos anos 40. Logo na primeira entrada do diário, conhecemos seu noivo, recém-alistado para a guerra, seu irmão mais novo, portador de uma doença há 5 anos e sua mãe, uma mulher melancólica e (ao que indica) bipolar. Dias depois, surge Adam, um judeu fugitivo de um campo de concentração que pára à porta de Julia, todo ensanguentado e sujo, com uma bala alojada no ombro - prestes a morrer.

Sacaram o clima do livro, né?

É certo que a doçura e o caráter de Julia amenizam a leitura, mas houve um momento em que cogitei o fim da obra como o suicídio da menina, de tão turbulenta sua vida. As partes mais encantadoras, entretanto, são as quais Julia e Adam conversam e, gradualmente, apaixonam-se; um romance singelo que me provocou vários sorrisinhos bobos.

Tive contato com "Como.." através da própria autora. A (fofíssima) Nina aproximou-se de mim no estande da Novo Século na Bienal de SP e fez um leve merchan; disse que era autora estreante e que escrevera o livro aos 12 anos (!). Se considerarmos essa idade, "Como.." é um primor: vocabulário extenso, português quase impecável (rolaram uns errinhos de revisão), personagens muito bem trabalhados e cativantes.

Maaaas, no entanto, porém, todavia, contudo eu mentiria se dissesse que o livro é desprovido de falhas. A primeira e mais importante é: 98% foi impresso em itálico. Ficou feião desagradável à leitura; para uma próxima edição, quem sabe, essa deve ser a prioridade.  Outra coisa que me incomodou um tiquinho foi, justamente, a infidelidade ao formato 'diário'. Julia descrevia seus dias com muitos detalhes, diálogos extensos, e pouca introspecção; parecia um livro em primeira pessoa. Talvez se tivesse sido executado assim, não teria me dado essa impressão meio 'falsa'. Por último, o final, para mim, ficou um pouco corrido.

No overall, é um bom livro, coeso, instigante. Para uma novata, e tão nova!, Nina Auras arrasou. A escritora promete e tem tudo para chamar atenção, tanto do mercado editorial brasileiro quanto do público jovem. Não deixem de conferir!

Obs. Dedicatória dela no meu livro:

Caroool,
muito obrigada!
Espero que goste!!
Amoor,
   Nina! s2

FOFA.

Por Carol Fabiano Viciada em livros, lê principalmente em inglês e é colaboradora do Into Wonderland. (:

Avaliação:
Acabamento do livro: 
História: 
Andamento: 
Desfecho: 

Avaliação Geral:
 

2 comentários:

  1. Eu não conhecia esse livro e a tua é a primeira resenha que leio, mas eu já fiquei super curiosa. Parece ser uma história meio triste e romântica, bem do tipo que eu gosto rs
    E adorei a capa! E, caramba, a autora escreveu super nova né? Já entrou pra minha lista.

    Beijão
    Amanda,
    Amanda's World

    ResponderExcluir
  2. Nhoooooo Carol! Muito, muito, muito obrigada!! Fico tão feliz que você tenha gostado. Concordo com tudo o que você disse; quando eu tinha uns dez anos, eu tentava escrever diários, mas simplesmente não saía mais do que umas quatro linhas e eu ficava extremamente puta, pensando em como é que existiam esses livros com dias completamente descritos, cheios de falas e o caralho a quatro. E o itálico realmente ficou feioso ):

    Obrigada pela resenha lindaaaa! Fofa é você haha ♥♥♥

    Beijo beijoo,
    Nina!

    ResponderExcluir